Vou começar com meu primeiro destino internacional! O blog também terá destinos nacionais, mas creio que a maior parte das dúvidas e inseguranças surge quando decidimos sair das fronteiras brasileiras. Como a ideia neste primeiro destino é ser bem detalhista para tirar todas as dúvidas, um post só ficaria imenso, por isso, vou dividi-lo em partes. A primeira é:
A escolha do destino
Decididos a viajar e a começar a trajetória pelo exterior, o primeiro passo é selecionar o destino. Essa escolha vai depender do seu perfil pessoal: tipo de atrações que lhe chama atenção, quanto pode ou está disposto a gastar, domínio de idiomas, se tem parentes ou amigos em algum país do globo e por aí vai.
Como grande parte dos viajantes iniciantes, escolhi como ponto de partida, uma vizinha latino-americana: Buenos Aires. A opção por conhecer a capital dos "hermanos" deu-se por vários fatores: custo compatível com meu orçamento; distância relativamente curta; semelhança entre os idiomas (sim, estou falando de enrolar com o bom e velho portunhol); dispensa de passaporte e de visto (basta levar seu RG); e por ser um destino bem batido, o que significa grande disponibilidade de dicas e conhecimento mais consolidado sobre o que fazer, quando ir e tudo mais que nos interessa na hora de programar a viagem. Além disso, alguns amigos também já tinham ido e, de maneira geral, os comentários eram sempre positivos.
O que eu tinha em mente antes de ir:
Fonte:www.mogitravel.com.br
Fonte: www.tripadvisor.com.br
Fonte:www.melhorespontosturisticos.com.br
Fonte: www.maderotango.com
Essas são as informações que a maioria das pessoas tem sobre Buenos Aires, capital da Argentina, onde fica o obelisco, onde encontramos shows de tango e podemos ver a tão famosa casa rosada. Essas informações básicas e batidas são essenciais para você avaliar se tem alguma afinidade com o destino. Mas não se iluda, certamente, independente da escolha, a cidade terá muuuuito mais atrações do que as básicas que compõem o que eu chamo de circuito turistão (aqueles pontos direcionados aos turismo e, por isso, extremamente conhecidos e frequentados pelos estrangeiros).
Sintetizando de maneira bem prática, certamente você já tem um desejo de conhecer algum destino internacional seja por qual motivo for. De posse da ideia, vamos ao bom e velho google e pesquisamos o basicão da cidade, pontos turísticos, fotos, clima, se precisa de visto ou passaporte e etc. Se gostou do que viu, vamos para a segunda etapa: é viável para mim?
Para responder essa pergunta temos que definir quantos dias são necessários e em que época pretendo ir. A partir daí, podemos iniciar simulações e ter noção do montante $$ envolvido.
A definição do tempo no destino envolve a sua disponibilidade de férias e uma definição sobre quais pontos da cidade você faz questão de conhecer. Como eu faço: coloco no google "quantos dias em Buenos Aires" e vou lendo as diversas postagens sobre isso, filtrando o que me interessa e descartando o que não faz meus olhos brilharem. Após essa primeira pesquisa, já tenho uma noção aproximada do tempo necessário e, na dúvida, sempre jogo um ou dois dias a mais, pois não curto aquelas viagens corridas em que você tem que madrugar todos os dias e chega morto no hotel.rs Uma dica importante: não pense que é possível esgotar as possibilidades em uma só viagem. A menos que você tenha muito tempo e grana, você terá que fazer escolhas e alguma coisa ficará para uma próxima, sem remorsos.rsrs
Sabendo, por alto, quantos dias você ficará, é hora de definir quando irá. Como eu faço: coloco no google "melhor época par ir a Buenos Aires". E, novamente, leio várias postagens a respeito e chego a alguma conclusão, no meu caso, levo em conta dois pontos principais: clima (prefiro viajar em época de clima ameno, nem muito quente, nem muito frio, claro que onde é possível fazer essa opção) e movimento (evito os períodos de alta temporada, isso resulta em uma viagem mais tranquila e mais barata). Outras questões importantes para você analisar nesta fase é sua possibilidade de férias, já que nem todos podem escolher livremente qualquer período do ano; e a existência de feriados, o que pode otimizar suas férias economizando alguns dias para a próxima trip ou mesmo para descansar depois. :-)
No caso de Buenos Aires, ao fim dessa etapa, cheguei a conclusão de que precisaria de 5 dias e que o melhor período para ir seria no mês de abril (média de 25 graus).
O próximo passo, é fazer a estimativa de custos da viagem para saber se ela caberá no seu orçamento, ou quanto tempo você precisará poupar para conseguir.
Como o post já está longo, deixarei esse tema para o próximo. Desculpem se ficou cansativo e muito cheio de detalhes, mas a ideia é explicar bem passo a passo neste primeiro destino para, nos próximos, podermos ser mais sucintos, já que algumas premissas estarão superadas! Estou pensando nos turistas de primeira viagem, se não é o seu caso, peço um pouquinho de paciência. :-) Dicas e sugestões são muito bem-vindas!!! Fiquem à vontade para compartilhar a experiência de vocês nos comentários, ou para tirar dúvidas que posso, inclusive, esclarecer no próximo post. Até lá!!!




Nenhum comentário:
Postar um comentário